Sobre a Consulta

Nosso ambiente de trabalho

Recepção

Sala de Espera

Sala de Consulta

Sala de Exame

  • Rotina de Atendimento
  • O exame proctológico
  • Outras dicas
Rotina de Atendimento

Rotina de atendimento

Durante a consulta médica, é comum perder o foco do problema, surgindo informações de menor relevância para o esclarecimento do problema atual. A busca de diagnóstico e solução (tratamento), requer interação médico-paciente afinada que permita alcançar esta meta. Perguntas devem respondidas de forma objetiva. Dados do histórico de saúde também serão importantes. Durante a consulta pode ser necessário direcionar a entrevista de forma a obter informações de maior relevância para o diagnóstico. Por isso preparamos algumas dicas para que você possa aproveitar melhor o desempenho em sua consulta, que utilizamos como rotina.

Formulário de Anamnese Inicial

Nos minutos que antecedem sua consulta, ainda na recepção, você receberá um formulário onde poderá relembrar os principais itens de seu histórico de saúde. Isto vai auxiliar na recordação dos eventos ocorridos, em especial tratamentos anteriores, alergias, cirurgias, etc. Durante a consulta estes dados serão revistos.

Cronologia

Procure fazer um resumo do seu problema antes de entrar na consulta. O relato dos fatos em ordem cronológica é essencial. Se for possível, traga algo por escrito.

Medicações

Importante também trazer para a consulta a lista de medicamentos que você usa habitualmente (ou fez uso durante período recente) mesmo que, aparentemente, não esteja relacionado com o problema atual. Sempre que possível, leve as receitas destes medicamentos. Inclua também aquelas que você pode considerar “da flora, naturais, suplementos ou vitaminas”. Alguns desses podem interferir com o tratamento medicamentoso ou cirúrgico a ser indicado.

Exames complementares

Os exames realizados anteriormente também podem ajudar. Não jogue fora exames antigos. Conserve ao menos os exames dos últimos 10 anos, especialmente os de imagem (Ultrassom, Raio-X, Tomografia e Colonoscopia).

Acompanhante

A presença de um acompanhante durante a consulta é considerada importante nos casos de idosos, crianças e grandes enfermos, porque pode oferecer informações complementares. Para os adultos lúcidos, em geral é muito importante que a consulta transcorra sem a interferência de acompanhantes ou cônjuges ou parentes. Se você sentir necessidade, manifeste o interesse em ter ao seu lado o acompanhante e indique o momento mais apropriado para sua entrada. Durante o exame clínico o familiar pode estar presente na sala, bastando haver autorização e solicitação do paciente.

O exame proctológico

A falta de esclarecimento é um dos fatores que frequentemente afasta os indivíduos do consultório proctológico. Havendo dúvidas sobre as etapas do exame clínico, nunca deixe de manifestá-las.

Concluída a entrevista (anamnese), segue-se a avaliação clínica. É oferecido ao paciente um avental descartável e disponibilizado o banheiro, caso necessite esvaziar a bexiga ou realizar algum asseio.

Posição do exame

Preferimos realizar o exame proctológico na posição de Sims, em decúbito lateral esquerdo – ou seja, deitado para o lado esquerdo. Havendo impossibilidade de utilizar essa posição devido a problemas osteoarticulares, pode-se examinar em posição diferente.

Rotina do exame

O especialista em coloproctologia compreende bem as preocupações que afligem os pacientes durante o exame. Então, procuramos minimizar o desconforto, informando passo-a-passo o que será realizado. O exame proctológico consiste na inspeção externa, toque retal, seguido de anuscopia e retossigmoidoscopia. O toque retal é realizado com auxílio de um gel, que pode ser anestésico. A retossigmoidoscopia (exame completo e minucioso do retossigmoide), pode ser concluída em um momento posterior à primeira avaliação, quando o paciente realizará um preparo em sua residência duas a três horas antes do exame. Este preparo é esclarecido e fornecido por escrito. Entretanto, em alguns casos, a retossigmoidoscopia deverá ser realizada na primeira avaliação, mesmo sem preparo. Os espéculos (anuscópio e retossigmoidoscópio) utilizados são descartáveis. Nos casos em que há impedimento ou dificuldade para a realização desses dois exames, na primeira consulta, devido à presença de processo inflamatório, dor aguda e intensa, podemos tratar o quadro crítico primeiramente de modo que, dentro de poucos dias, o paciente retorne para a conclusão da avaliação, lembrando que o exame completo é imprescindível para o diagnóstico.

Outras dicas

O Proctologista examina e trata dos problemas da próstata?

É comum confundirem a Proctologia com a especialidade que cuida da próstata. Em um passado distante isto já ocorreu. Atualmente não mais. Quem se dedica à investigação e tratamento dos problemas da próstata é o médico especialista em Urologia.

Lembre-se:

Esclareça todas as suas dúvidas e, se for necessário, as traga consigo anotadas. O resultado do tratamento depende em muito das informações fornecidas pelo paciente e, sobretudo, de seu entendimento e dedicação quanto às recomendações prescritas e os cuidados indicados. Qualquer dúvida sobre o tratamento proposto deve ser sempre reportada ao médico que avalia o caso.

Aviso Legal

As informações contidas neste website são de caráter exclusivamente informativo e educacional e, portanto, não pretende substituir a consulta médica nem recomendar plano de tratamento. Seu médico deverá sempre ser consultado - somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Respeitamos os artigos da Resolução nº 1974/11 do Conselho Federal de Medicina.

Temas Recentes

Copyright by Edna Ferraz 2018. Todos direitos reservados