Proctologia e Coloproctologia

3 de julho de 2018

Coloproctologia é a especialidade médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do intestino grosso (cólon), do reto e do ânus.

Etimologicamente o termo é assim derivado:

  • colo: do latim collon, ou do grego kólon – significando parte do intestino grosso situada entre o íleo e o reto;
  • procto: do grego prōktos – significando ânus e, por extensão, reto;
  • logia: do grego logos – significando ciência, estudo.

Atribui-se a John de Arderne (1307 – 1390), um cirurgião que nasceu na Inglaterra, a autoria da primeira publicação sobre a especialidade. Por este motivo é considerado pelos ingleses o “pai da Proctologia”. Sua publicação mais famosa foi um tratado sobre a fístula anal, segundo Millar TM (Proceedings of the Royal Society of Medicine, 1953).

No Brasil, a coloproctologia iniciou sua história no Rio de Janeiro em 1914 com o Dr. Raul Pitanga Santos. Posteriormente, foi o Dr. Sylvio D’Ávila (1945) o maior divulgador e fundador da Sociedade Brasileira de Proctologia, a segunda maior associação de proctologistas do mundo.

Por uma questão semântica, a especialidade antes denominada Proctologia agora é referida como Coloproctologia, visto cuidar também dos problemas do cólon.

É importante também enfatizar que a especialidade não trata dos problemas da próstata. Cabe ao médico Urologista dedicar-se aos problemas da próstata e seu tratamento.

Aviso Legal

As informações contidas neste website são de caráter exclusivamente informativo e educacional e, portanto, não pretende substituir a consulta médica nem recomendar plano de tratamento. Seu médico deverá sempre ser consultado - somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Respeitamos os artigos da Resolução nº 1974/11 do Conselho Federal de Medicina.

Temas Recentes

Copyright by Edna Ferraz 2018. Todos direitos reservados