Câncer intestinal

14 de abril de 2018

Também conhecido como câncer colorretal, afeta o intestino grosso (cólon) e o reto. Geralmente surge a partir de pequenos Pólipo benignos que podem crescer e então modificar seu padrão de comportamento para malignidade, com incidência aumentando a partir dos 50 anos. Havendo história familiar de câncer colorretal e polipose, ou diagnóstico de doença inflamatória intestinal (Crohn ou Retocolite), o problema pode surgir em indivíduos mais jovens.

A prevenção se faz por meio da procura destes pólipos através de alguns procedimentos diagnósticos. O exame proctológico é procedimento importante a ser realizado pelo Coloproctologista, considerando que cerca de 70% dos tumores estão localizados no reto e no sigmoide. O exame proctológico inclui o toque retal, a anuscopia e a retossigmoidoscopia. A colonoscopia é outro exame que permite tanto diagnosticar, quanto biopsiar ou ainda remover o pólipo. O início dos exames preventivos depende do histórico de cada indivíduo. Para aqueles que não tem sintomas, se recomenda iniciar aos 45 anos, segundo recente recomendação da Sociedade Americana de Câncer. Para os que tem histórico familiar de pólipos ou câncer intestinal, ou de doença inflamatória intestinal (Crohn ou Retocolite), a primeira colonoscopia pode ser indicada antes. Portanto, é importante verificar em sua história familiar se há casos deste tipo, visto a possibilidade de herança genética.

Após o primeiro exame, um exame de controle será programado. O intervalo de tempo para esta programação depende de alguns fatores ou dados: se houve retirada de pólipos, qual seu tamanho, quantidade, tipo histológico do pólipo, entre outras. Cabe lembrar que o exame proctológico (do ânus e do reto) é igualmente valioso e não deve ser esquecido.

Quando se desenvolve, o câncer colorretal pode ser tratado ou mesmo curado, desde que diagnosticado precocemente. Sabe-se também que a alimentação rica em fibras vegetais é importante fator na prevenção da doença. O aconselhamento junto a seu médico pode ajudar a definir o início dos exames preventivos.

Aviso Legal

As informações contidas neste website são de caráter exclusivamente informativo e educacional e, portanto, não pretende substituir a consulta médica nem recomendar plano de tratamento. Seu médico deverá sempre ser consultado - somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Respeitamos os artigos da Resolução nº 1974/11 do Conselho Federal de Medicina.

Temas Recentes

Copyright by Edna Ferraz 2018. Todos direitos reservados