Doença Diverticular dos Cólons

3 de julho de 2018

É uma condição que surge geralmente na idade adulta. Surge pelo enfraquecimento da parede do intestino grosso (cólons), fazendo com que apareçam divertículos – pequenas bolsas na parede intestinal. Dentro delas pode ocorrer a retenção (impactação) de coprolitos que são pequenos fragmentos de fezes endurecidas. Estes coprolitos retidos por muito tempo podem, então, provocar inflamação do divertículo.

A doença diverticular dos cólons está relacionada ao consumo baixo ou insuficiente de fibras vegetais. Pode estar associada também com hereditariedade.

As complicações mais comuns são: sangramento, hemorragia, inflamação (diverticulite), perfuração, além do estreitamento do intestino grosso.

Alguns exames de imagem que podem ajudar a diagnosticar esta condição: a tomografia computadorizara, o clister opaco e a colonoscopia são os mais utilizados.

A dieta rica em fibras vegetais é o melhor caminho para evitar o aparecimento ou complicações da doença diverticular.

Aviso Legal

As informações contidas neste website são de caráter exclusivamente informativo e educacional e, portanto, não pretende substituir a consulta médica nem recomendar plano de tratamento. Seu médico deverá sempre ser consultado - somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Respeitamos os artigos da Resolução nº 1974/11 do Conselho Federal de Medicina.

Temas Recentes

Copyright by Edna Ferraz 2018. Todos direitos reservados